titans

Titãs

Titãs eram deuses muito poderosos, foram criados a partir da união de Gaia e Urano e passaram a existir bem antes dos conhecidos deuses do Olimpo, como Zeus, Atena, etc. 

Para livrar sua mãe Gaia dos castigos de seu pai Urano, Cronos, o filho mais novo, castrou violentamente seu pai e tornou-se rei dos deuses no lugar dele durante muito tempo, uma época de prosperidade conhecida como Idade Dourada. Mais tarde, os titãs lutaram contra Zeus, porém foram vencidos e trancados no Tártaro, o lugar dos condenados.


Gaia




Gaia, a segunda divindade primordial segundo a mitologia grega, surgiu apenas depois de Caos, representando a Terra. Com uma enorme potencialidade geradora, Gaia gera pontos, montanhas e seu principal filho e posterior esposo, Urano. 

Com Urano, que representa os céus, Gaia tem vários filhos. Doze titãs, ciclopes e hecatônquiros. Como Urano previa o futuro e sabia que um de seus filhos iria tomar o seu poder, não deixava sua esposa Gaia dar a luz, então ela pediu a seus filhos Titãs que a ajudasse, porém apenas Cronos aceitou, castrando violentamente seu pai. Futuramente, Cronos tomou o poder se tornando rei absoluto, como Urano previu.



 Atlas


Atlas, também chamado Atlante, era um dos filhos dos titãs Japeto e Climene, irmão de Prometeu, e pertencia à geração divina dos seres desproporcionais, monstruosos, a encarnação de forças da natureza que atuava preparando a terra para receber a vida e os humanos. 

Juntando-se a outros titãs, forças do caos e da desordem, pretendiam alcançar o poder 
supremo e atacaram o Olimpo, combatendo ferozmente Zeus e seus aliados, que eram as energias do espírito, da ordem e do Cosmos. Zeus trinfou e castigou seus inimigos - que eram escravos da matéria e dos sentidos, inimigos da espiritualização, lançando-os ao Tártaro.

Porém para 
Atlas deu-lhe o castigo de sustentar para sempre nos ombros, o céu. Seu nome passou a significar "portador" ou "sofredor". Assim punido, passou a morar no país das Hespérides, as três ninfas do Poente: Eagle, Eritia, Hesperatetusa.

Cronos

O mais corajoso e jovem dos Titãs, foi o único a ter coragem de ajudar sua mãe Gaia a se livrar dos castigos de seu pai Urano. Cronos tornou rei supremo dos deuses no lugar seu pai e gerou muitos filhos com sua esposa-irmã Hera. 

Da mesma forma que seu pai, Cronos temia que um de seus filhos tomasse o poder, passando a devorar seus filhos toda vez que estes nasciam. Auxiliado por Réia, Zeus foi o único filho que não foi devorado e posteriormente, lutou contra Cronos e os outros titãs, venceu e o obrigou a regurgitar os seus irmãos.

Oceanus

Alguns estudiosos consideram que Oceano representava originalmente todas as massas de água salgada, incluindo o Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, as duas maiores massas conhecidas pelos antigos gregos. Contudo, com a evolução dos conhecimentos geográficos, Oceano passou a representar apenas as águas desconhecidas do Atlântico (também chamado de "Mar Oceano"), enquanto Poseidon reinava no Mediterrâneo
Typhon


Na mitologia grega, Typhon (Τυφῶν) era o filho final de Gaia e foi pai pela Tártaro. A Gaia enfurecida criado Typhon, que tentou substituir Zeus como o rei dos deuses e dos homens. Ele foi descrito como o maior e mais grotesco de todas as criaturas que jamais viveram, tendo cem cabeças de serpente com línguas negras piscando piscando o fogo de seus olhos e um barulho de vozes com cem pernas serpentes. Typhon foi dito ser mais forte do que Cronos. Este aspecto físico foi o suficiente para assustar todos os deuses se esconder por se transformar em animais.Desfazer edições
perses
Perses, na mitologia grega, é um filho de Perseu e AndrômedaPlatão identificou Perses com Aqueménes, ancestral dos reis da Dinastia Aquemênida, mas escritores posteriores acreditavam que Perses era um ancestral de Aqueménes.
Epimetheus 


Na mitologia grega, Epimeteu era irmão de Prometeu um par de Titãs, que "atuavam como representantes da humanidade Eles eram os filhos inseparáveis ​​de Iapetus, que em outros contextos foi o pai de Atlas. Enquanto Prometeu é caracterizado como engenhosa e inteligente, Epimeteu é retratado como tolo.